(Última alteração em: 25 de Fevereiro de 2021)
Um dos métodos mais seguros para transporte de container é feito por navios e caminhões, por causa da grande capacidade de armazenamento. O espaço de aprovisionamento em caminhões é estruturado especificamente para guardar grandes quantidades de carga compactada em diferentes tipos de containers.
Essa forma de carregamento mudou o comércio em todo o mundo. Veículos transportam produtos que não são a granel, e é a melhor opção para essa tarefa. Além disso, seguem um tamanho padronizado com o objetivo de serem deslocados por diferentes meios de transporte com facilidade.
Tem dúvidas sobre o assunto? Neste artigo, você encontrará as principais características sobre o assunto. Continue a leitura para entender de uma vez por todas como funciona esse método de transporte.
Quais são as principais características do transporte de container?
A capacidade dos caminhões de transportar container tem aumentado drasticamente. Alguns fatores foram fundamentais para que ela fosse aprimorada nos últimos anos, tais como:
- grande demanda do mercado;
- melhoria dos processos ambientais;
- aumento na capacidade de carga e eficiência profissional.
O container é uma caixa de aço reutilizável e padronizada, usado com o intuito de armazenar e transportar produtos de forma eficiente e segura. Ele pode ser deslocado de um meio de transporte para outro, como navio, trem e caminhão, sem a necessidade de descarregar e carregar o conteúdo.
Os feitos de aço são melhores para longas distâncias, principalmente quando se trata de mercadorias pesadas. Eles são altamente recomendados para cargas que sejam de médio e alto valor, a fim de que não haja problemas futuros, como roubo. Essas mercadorias não devem ser transportadas por transportes intermodais.
Encomendas de alto valor precisam de opções mais diretas, como carga aérea. Por outro lado, cargas de baixo custo geralmente podem ser entregues por meios ferroviários ou marítimos. Esses detalhes são apenas algumas recomendações para que o transporte de container seja concluído com sucesso e sem que ocorra situações indesejadas.
Quais as vantagens do transporte de containers?
O container armazena todas as mercadorias transportadas para um determinado local. Não é necessária a inspeção e ele pode ser enviado diretamente ao destino final. A maioria dos containers que precisa ser transportado por navios de carga ou caminhões tem informações da empresa estampados na parte externa.
A estrutura dos containers é feita com peças de metal altamente resistentes e duráveis. A proteção da mercadoria é alta, principalmente no caso de roubos, perda ou deterioração. Com essa garantia de qualidade, empresas conseguem economizar finanças em tempo e energia.
Isso facilita o trabalho de clientes e oficias alfandegários a identificarem rapidamente a mercadoria. Porém, algumas circunstâncias requerem que funcionários da alfândega inspecionem a carga em outros procedimentos. Dependendo da situação, pode haver atrasos na entrega ou documentação. Apesar dos empecilhos, medidas de segurança são imprescindíveis para evitar contrabando de mercadorias.
Esse transporte proporciona muita proteção às mercadorias, sejam elas quais forem. Isso deve-se ao modo de carregamento da carga. Ou seja, toda a mercadoria é carregada em containers completamente selados. Dessa forma, evita que objetos estranhos entrem no espaço, especialmente se a mercadoria for algum alimento ou matéria-prima.
Quais os cuidados necessários para transportar containers?
Uma amarração apropriada do container é um dos cuidados mais relevantes para proteger a carga nos caminhões. O profissional responsável pela carga e descarga dos containers precisa conhecer os principais cuidados para que o container esteja preso e bem seguro, a fim de que a entrega seja efetuada sem problemas e com sucesso.
Quando a carga estiver a caminho, a amarração precisa ser conferida algumas vezes ao dia e ajustada quando necessário. Caso a pista esteja escorregadia, é altamente recomendável conferir se o container está bem preso para que não haja problemas. Segurança nunca é demais, então recomendamos ter uma amarração adicional sempre que se considera necessário.
No caso de veículos que estejam transportando cargas perigosas, o cuidado deve ser redobrado e realizado em curtos intervalos de tempo. Motoristas precisam estar atentos a vazamentos ou danos na mercadoria durante o trajeto e até o destino final.
Além dessas questões, há normas que são previamente estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Elas são relacionadas à identificação dos veículos e ao registro do caminhão. Somente assim, caminhões vão poder transitar com segurança pelas estradas do país.
Também abordam sobre a autorização que veículos maiores precisam ter para transportar containers. Seguir essas regras é fundamental, assim a empresa evita receber multas por descumprimento de lei.
Como funciona o transporte de container?
Serviços de transporte de containers são essenciais para o comércio global. Não importa se você está comprando roupas da China ou itens de couro da Austrália. Ter uma forma acessível de transportar mercadorias é imprescindível. Por esse motivo, é preciso deixar bem claro como ele funciona.
A mercadoria transportada por containers é armazenada e lacrada diretamente no fabricante e assim permanece até chegar no depósito do cliente. Agentes de carga têm função importante nessa tarefa de transporte, eles providenciam todo o envio. Vale lembrar que a única entidade capaz de abrir um container lacrado para inspeções é a alfândega.
Em termos de combustível, esse método está mais tecnologicamente avançado e muito mais eficiente. No entanto, o preço final sempre é um aspecto decisivo no momento da escolha de um serviço de transporte de containers. Temos que escolher um serviço que seja renomado e com boa reputação para transportar sua mercadoria com total segurança e cuidado.
Como escolher o tamanho do container e o meio de transporte?
Há diversos modelos de containers que geralmente são usados no transporte rodoviário. Os principais são:
- container de carga geral: indicado para a maioria dos tipos de carga, como dispositivos eletrônicos, suprimentos químicos e equipamentos médicos. A parte interna tem cerca de 6 metros de comprimento por 2,4 metros de largura e 2,2 metros de altura. Já a parte externa tem um pouco mais de 6 metros de comprimento, cerca de 2,5 de largura e altura. Este container tem capacidade de 27 mil quilos.
- container isolado: totalmente à prova de umidade e com estilo isolado para proteger a carga de até 25 mil quilos. O modelo tem 6 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 2,6 metros de altura na parte externa. Na parte interna são 5,4 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e altura.
- container arejado: recomendado para transportar cargas secas com capacidade de até 30 mil quilos. No geral, são alimentos que não precisam de baixa temperatura. As medidas são de 12 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 2,5 metros de altura na parte externa. As dimensões da parte interna são parecidas — 12 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e 2,5 metros de altura.
Container chassis, também conhecidos como reboque de container, é o meio mais comum para transporte rodoviário. É um pouco mais leve, tem estrutura simples e, o mais importante, de fácil manutenção. Esse é um tipo de veículo indicado para utilizar em terminais ou pátios de carga ferroviária, onde, inclusive, é comumente encontrado.
O transporte de containers é uma solução viável que permite o transporte internacional a baixo custo. É um método recomendado devido a quantidade de benefícios, mas é preciso encontrar a melhor transportadora, de preferência uma que seja flexível, compreenda as características do seu produto e ofereça o tipo certo de transportação. Dessa forma, a mercadoria será entregue em boas condições.
Viu como o transporte de containers tem muitas vantagens? Conheça agora as características e benefícios do transporte modal!