Quais as vantagens do pagamento eletrônico em lote?

(Última alteração em: 21 de Janeiro de 2021)

O pagamento eletrônico de frete (PEF), também chamado de carta frete eletrônica, passou a ser obrigatório desde a Resolução ANTT nº 3.658/2011 (revogada pela Resolução ANTT/DC nº 5862/2019).

De acordo com as determinações, o pagamento ao transportador anônimo ou empresa de transporte com até três caminhões deve ser realizado por meio de crédito em conta-corrente ou cartão que aceita créditos. Assim, o pagamento por meio de carta frete, cheque ou dinheiro fica proibido.

O PEF é um exemplo de pagamento eletrônico feito por empresas de transporte de carga. Atualmente, usar esse método para realizar compras e fazer pagamentos é uma solução comum. No entanto, algumas pessoas ainda não sabem que é possível fazer vários pagamentos simultaneamente.

O pagamento eletrônico em lote é realizado por meio de uma ferramenta que possibilita criar e enviar muitas transferências ao mesmo tempo, usando somente um arquivo. Ele também é chamado de “pagamento em massa”, “pagamento cumulativo” ou “transferência em massa”.

Leia o post a seguir e saiba mais sobre esse assunto!

Quais são as vantagens do pagamento eletrônico em lote?

O pagamento eletrônico em lote é uma ótima solução para empresas do mundo todo que realizam pagamentos a clientes, funcionários, freelancers, investidores e fornecedores.

Com a ferramenta de pagamento em lote, é possível efetuar, em alguns casos, até mil transferências em um só arquivo (com extensão .CSV), sem a necessidade de criar uma transferência por vez.

Além disso, podemos citar muitas vantagens em recorrer à ferramenta de pagamento em lote:

  • agilidade, pois não é preciso criar e enviar um arquivo para cada pagamento. Além disso, percorrendo menos passos até o envio, resta mais tempo para se dedicar ao negócio;
  • eficiência, já que se trata de um serviço eletrônico muito sofisticado, sendo necessária a assinatura eletrônica uma vez apenas, no final da transação;
  • segurança, pois as plataformas que oferecem esse serviço prezam por um ambiente seguro, com certificação de segurança (muitas instituições financeiras oferecem esse tipo de serviço para seus clientes);
  • praticidade, já que é mais vantajoso enviar muitos pagamentos por meio de uma só ferramenta e de uma só vez;
  • prevenção contra esquecimentos, pois a possibilidade de realizar vários pagamentos de uma vez ajuda a empresa a ser mais eficiente.

Que pagamentos podem ser feitos?

O pagamento eletrônico em lote destina-se tanto a pessoas físicas quanto jurídicas, podendo ser usado em diferentes situações por uma empresa de transporte de carga.

Os pagamentos envolvem boletos de cobrança, contas de luz, água, telefone, gás, transferências entre contas DOC ou TED. Isso significa que é possível pagar em lote usando o código de barras — mas vale lembrar que, geralmente, esse método não funciona apenas com a sequência da linha digitável, é preciso usar o leitor do código de barras.

É possível o pagamento eletrônico de frete em lote?

Também é possível fazer o pagamento eletrônico de frete em lote. O PEF pode ser efetuado de duas maneiras, como já ressaltamos na introdução:

  1. Por meio de transferência bancária;
  2. Com o uso de um cartão que permita ao motorista fazer o saque direto nos caixas eletrônicos.

Em uma plataforma que realiza pagamentos em lote (transferindo o dinheiro e/ou autorizando o saque nos caixas eletrônicos), é possível enviar dinheiro simultaneamente para diferentes motoristas ou pagar muitos fretes a um só condutor, dependendo da situação.

Essa é uma maneira segura e efetiva de pagar o frete com rapidez de modo a satisfazer ambas as partes, o pagador e o recebedor (transportadora, transportador autônomo).

Consequentemente, a empresa de transporte que utiliza essa ferramenta consegue se destacar e prestar serviços mais satisfatórios. Fica tudo mais simples e o TAC (Transportador Autônomo de Carga) se sente mais motivado ao prestar serviços a ela.

Se, por si só, o frete eletrônico já é uma inovação vantajosa para o negócio, o pagamento do frete em lote é uma solução ainda mais eficaz, que otimiza os benefícios do PEF das seguintes maneiras:

  • regularizando a situação do motorista autônomo;
  • conferindo maior transparência à relação entre a transportadora e o motorista;
  • melhorando o nível de segurança;
  • garantindo maior satisfação do prestador de serviço.

Vale lembrar que, para o pagamento eletrônico de frete, existem empresas autorizadas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Elas oferecem um ponto por meio do qual é possível a troca de dinheiro entre a empresa transportadora e o transportador autônomo (existem, inclusive, profissionais que deixam seu veículo agregado à empresa).

Essas organizações habilitadas geram o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte), recebem o valor do frete e o repassam por meio de um cartão.

Como funciona o pagamento eletrônico em lote?

Já explicamos que, para efetivar o pagamento eletrônico em lote, é necessário contar com uma ferramenta apropriada, como uma plataforma na nuvem que permita essa operação.

Geralmente, é necessário fazer um cadastro para ter acesso à ferramenta. A partir daí, já é possível efetivar pagamentos e transferências. Primeiramente, é necessário criar um lote com todos os pagamentos e depois autorizar, enviando os valores em apenas um arquivo.

Nas instituições bancárias, a autorização ocorre, na maioria das vezes, pela assinatura eletrônica. Cada lote pode apresentar transações mistas, inclusive com diferentes prazos de vencimento.

Como cada instituição financeira tem um ou mais aplicativos, também é permitido utilizá-los para realizar pagamentos eletrônicos em lote, o que deixa a solução ainda mais flexível, pois você pode “carregá-la” em seu bolso e efetivar pagamentos em qualquer lugar.

O pagamento eletrônico em lote é uma boa solução para qualquer empresa, principalmente para aquelas que precisam efetuar muitos pagamentos. Por meio desse método, não importa a data de débito — é permitido realizar pagamentos simultâneos e também agendá-los.

Essa é, portanto, uma solução eficaz que economiza trabalho e tempo e otimiza a gestão financeira do negócio. Lembre-se de que o pagamento eletrônico de frete é obrigatório e o seu não cumprimento implica em penalizações tanto para a empresa quanto para o caminhoneiro.

Já faz uma boa gestão de sua empresa de transporte? Sente dificuldades na hora de pagar as contas da empresa, o salário dos funcionários, os fretes dos motoristas, os pagamentos dos fornecedores?

Por que não tenta utilizar alguma ferramenta eletrônica de pagamento em lote? A Bsoft oferece serviços destinados ao setor de transporte de carga. Venha conhecer nossos produtos. Entre em contato com a Bsoft!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado