(Última alteração em: 7 de Janeiro de 2021)
Respeitar a legislação de trânsito é fundamental no transporte de carga por muitos motivos. Primeiramente, é uma forma de evitar acidentes, mantendo a segurança do veículo, da carga, do motorista e de terceiros. Além disso, a empresa goza de boa reputação no mercado e aumenta sua competitividade.
Uma das primeiras regras é a respeito do limite máximo de carga que um caminhão pode suportar. Desrespeitar esse limite aumenta os riscos de acidentes e sujeita a empresa a penalidades, que podem ser severas.
Neste post, vamos mostrar a capacidade de carga de cada tipo de caminhão e apresentar outras informações relevantes. Venha conferir!
A capacidade de carga conforme o caminhão
Há diferentes tipos de caminhão transitando pelas rodovias brasileiras. Um dos modelos mais comuns que circula transportando carga é o VUC (Veículo Urbano de Carga), também conhecido como 3/4. Outro modelo comum é o Toco, ou caminhão semipesado.
Antes de falarmos sobre cada tipo de caminhão, vale explicar alguns termos:
- Tara (T), ou peso morto: peso do caminhão sem a carga;
- Lotação (L): peso somado de tudo que o caminhão pode transportar, ou seja, a carga útil máxima de transporte (carga em si + condutor + passageiros);
- Peso Bruto Total (PBT): Tara + Lotação;
- Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso do caminhão (Tara) + peso da carga (Lotação) + peso dos cavalos mecânicos do reboque, ou peso da carreta.
O Peso Bruto Total Combinado é calculado em veículos como bitrem articulado e rodotrem, como veremos mais abaixo.
VUC
O VUC é menor e circula tanto em rodovias quanto pelo perímetro urbano. Suas dimensões se restringem a 2,2 metros de largura por 6,3 metros de comprimento, sendo que a capacidade total de carga pode atingir até 3 mil quilos.
Toco
O caminhão Toco, por sua vez, tem dois eixos na carroceria, na frente e na traseira do veículo. Ele pode alcançar até 14 metros de comprimento. Sua capacidade de carga chega a 6 mil quilos (a Lotação sempre é dada em quilos). O PBT é de 16 toneladas (O Peso Bruto Total sempre é expresso em toneladas).
Ele é usado para transportar carga em geral e em mudanças, para transportar móveis, eletrodomésticos e outros bens.
Truck
Há ainda o caminhão Truck, que é chamado de 6/2. As dimensões de comprimento são as mesmas do caminhão Toco, mas em relação aos eixos, ele apresenta um diferencial importante: um deles recebe a força diretamente do motor para melhorar o desempenho do caminhão e isso permite transportar cargas com mais peso.
Ele aguenta de 10 a 14 mil quilos e seu Peso Bruto Total pode atingir até 23 toneladas.
Bitruck
Esse tipo de caminhão dispõe de quatro eixos. Sua capacidade de carga máxima é de 22 mil quilos e o PBT é de 29 toneladas.
É muito utilizado para transportar cargas secas, mas se presta também para diferentes operações de logística.
Cavalo mecânico simples
Trata-se da carreta simples, apresenta dois eixos e, para transportar diversos tipos de carga, pode ser usado um semirreboque. Suporta até 25 mil quilos e seu PBT é de 33 toneladas.
A mercadoria depende da carroceria que é usada no veículo. As carrocerias podem ser de grade baixa, refrigerada, porta contêiner, baú e outras.
Carreta LS
Também é chamada de “cavalo mecânico”, tem três eixos ou trucado (um eixo dianteiro e dois atrás). Suporta carga máxima de 32 mil quilos e seu Peso Bruto Total é de 41,5 toneladas.
Quando as rodas se encontram em contato com o chão, a carreta consegue menor pressão. É um veículo que pode ser utilizado com diferentes tipos de carroceria e costuma atravessar todo o país com diferentes mercadorias.
Bitrem articulado
Esse modelo é formado por um caminhão trator trucado e dois semirreboques ligados entre si. Tem sete eixos e o Peso Bruto Total Combinado é de 57 toneladas.
Seu comprimento máximo é de 19,8 metros e dispensa a AET (Autorização Especial de Trânsito) para efetuar o transporte de carga.
Rodotrem
Esse veículo é composto por um caminhão trator trucado e por dois semirreboques integrados por outro veículo que é chamado de Dolly.
O Peso Bruto Total Combinado é de 74 toneladas, que são distribuídas por nove eixos. Para transportar carga, o veículo precisa da AET.
A Lei da Balança
A Lei da Balança define os limites do peso da carga de um caminhão para que ele possa circular pelas rodovias. A legislação ficou conhecida popularmente como Lei da Balança e está fundamentada nas Resoluções nº 210/2006 e nº 211/2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Desse modo, a condução do veículo não se compromete, sendo possível manter a conservação das rodovias. Se o veículo fosse além do peso permitido, o responsável pode ser multado. E transitar com peso além do permitido ajuda no desgaste do caminhão e contribui para consumir mais combustível.
A Lei da Balança é um tanto flexível e, por isso, faz algumas concessões em relação ao sobrepeso. Quando falamos de PBT, a tolerância é de 5%. Ultrapassado esse percentual, o responsável fica sujeito a multa e ao transbordo para que o veículo retome sua jornada.
A tabela de capacidade de carga
A tabela de capacidade de carga dos caminhões do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) resultou de algumas resoluções do CONTRAN:
Por meio delas, o CONTRAN regulamentou os artigos 99 e 100 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em que constam os limites para as dimensões, o peso bruto e o peso por eixo, que devem ser considerados para todos os veículos de carga que transitam pelas rodovias do país.
Conforme a lei, a limitação pode ser realizada por eixo. Dividir da forma adequada o peso por eixo é muito importante para diminuir os impactos que o caminhão provoca no solo. Um veículo com peso excessivo sobre o eixo tende a gerar impactos mais prejudiciais ao solo, aumentando os desgastes das estradas.
Outra tabela importante é a da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A Tabela da ANTT fixa preços mínimos para as cargas de lotação — são fretes relacionados à ocupação total da capacidade de carga do caminhão.
Os perigos de não respeitar os limites legais
Muitos perigos envolvem os caminhões que não respeitam os limites de capacidade de carga:
- maiores possibilidades de acidentes: o veículo sobrecarregado fica mais vulnerável a acidentes, inclusive tombamento ou colisões;
- consumo alto de combustível: carga em excesso consome mais combustível, pois exige mais desempenho do veículo;
- penalidades do trânsito: multas e apreensões, por exemplo.
Por isso, é importante, não só conhecer a capacidade de carga de cada tipo de caminhão, mas a legislação pertinente. E o respeito à lei é fundamental para garantir a segurança da própria carga, do veículo, do motorista, das rodovias e de terceiros — e evitar prejuízos financeiros devido a acidentes ou penalidades.
Gostou do post? O que acha de interagir com a gente nas redes sociais? Você terá acesso a imagens e vídeos muito interessantes. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!