(Última alteração em: 24 de novembro de 2020)
A meta SMART é uma estratégia para definir metas que se baseiam em cinco critérios, cada um correspondente à letra inicial da sigla. Assim, temos: S, de Specific (Específica); M, de Measurable (Mensurável); A, de Achievable (Alcançável); R, de Relevant (Relevante) e T, de Time-based (Temporal).
Essa ferramenta estratégica é muito aplicada no mundo corporativo, pois permite o direcionamento dos recursos na demanda de algo mais concreto, realista.
O presente artigo propõe uma abordagem sobre o assunto, mostrando como usar essa ferramenta nas transportadoras e conseguir sucesso. É importante que as metas das empresas sejam desafiadoras, mas que sejam realistas também.
Não adianta se aventurar a alcançar o pico do Everest se você não dispõe de todos os recursos e a experiência necessários para essa empreitada, concorda? Veja como a técnica SMART pode te ajudar no desenvolvimento do seu negócio!
As 5 letras mágicas da meta SMART
Cada letra corresponde a uma qualidade ou característica que as metas devem ter. Vimos isso no começo. Vamos considerar essas características, uma a uma.
Metas específicas (S)
Para que todas as pessoas engajadas no trabalho compreendam a meta, ela deve ser específica. Por exemplo, aumentar as vendas não é uma meta específica. Para que seja, é preciso responder a questões, como pode ver, a seguir:
- O que a empresa almeja com essa meta?
- Quem se responsabilizará por ela?
- Onde ela será efetivada?
- De que maneira ela será alcançada?
- Por que ela deve ser cumprida?
Metas mensuráveis (M)
Uma meta mensurável é aquela que pode ser medida, de forma que seja possível qualificar o desempenho dos profissionais que trabalham com ela. Os números são fundamentais para analisar se as estratégias aplicadas funcionam. Por isso, há algumas perguntas que precisam ser feitas e respondidas. Veja abaixo.
- Que resultado a empresa espera?
- Qual o período necessário para atingir a meta?
Metas alcançáveis (A)
As metas SMART são alcançáveis, atingíveis. Caso contrário, a meta será desmotivadora e causadora de grandes frustrações. Apesar de esboçar e definir estratégias, elas nunca serão alcançadas. Por isso, antes de determinar metas, alguns pontos precisam ser analisados, como você confere agora.
- Baseando-se no histórico, é possível alcançar o objetivo planejado?
- Os colaboradores acreditam nessa possibilidade?
Metas relevantes (R)
A motivação dos profissionais aumenta quando a meta apresenta relevância efetiva. Se ela não produz efeitos concretos sobre o negócio, ela não é tão relevante. A criação de uma meta relevante depende de uma boa análise sobre os números mais importantes da empresa: faturamento, lucro, total de clientes, etc. Uma meta relevante causará impacto direto sobre esses indicadores.
Metas temporais (T)
Cada meta precisa ser cumprida dentro de um prazo. A definição de uma meta sem prazo indica que ela pode ser alcançada em qualquer tempo: 1 dia, 1 semana, 1 ano. O prazo para cumprimento da meta deve ser estipulado.
A meta SMART nas empresas transportadoras
A meta SMART pode ser aplicada em qualquer empresa — não importa o ramo de atuação e nem o tamanho. Nesta parte, vamos mostrar alguns exemplos de metas SMART para empresas que transportam cargas.
Mensure quantas entregas foram realizadas dentro do prazo
É importante que as entregas sejam feitas dentro do prazo acordado com o cliente. Entregas atrasadas causam insatisfação do consumidor e tendem a gerar mais gastos para a empresa. Sendo assim fica claro que se trata de uma meta muito relevante e deve ser prioritária.
O prazo precisa ser alcançável, ou seja, não estipule prazos curtos demais para agradar o cliente. Seja honesto. Quando a empresa age assim, é mais fácil até fazer entregas antecipadas, o que deixa o destinatário ainda mais feliz.
Para calcular esse indicador, existe uma fórmula simples: (entregas dentro do prazo / total de entregas) x 100. O ideal é manter um percentual acima de 90%. Assim, digamos que, em um mês, foram feitas 50 entregas, das quais 30 foram dentro do prazo: 30/50 x 100 = 60%. Então, é preciso trabalhar mais para aumentar esse valor!
Aumente o índice de satisfação dos clientes
Aumentar a satisfação dos clientes também pode ser uma das metas SMART. E existem critérios que ajudam a deixá-lo mais feliz com a transportadora:
- bom atendimento;
- entregas dentro do prazo;
- valores de frete satisfatórios, dentro da média do mercado;
- opções diversas de transporte (carga fracionada, carga dedicada);
- flexibilidade nos serviços;
- frota renovada, com bons veículos;
- tecnologia de segurança (rastreamento, monitoramento);
- motoristas qualificados;
- cumprimento dos requisitos da legislação.
Crie metas para boas condutas no trânsito
Também é fundamental que os motoristas sejam responsáveis, ou seja, tenham boa conduta no trânsito. Esse cuidado garante a segurança com a carga, com o veículo e com as pessoas em geral. Além disso, evita multas e também aumenta a satisfação do cliente.
A UNESP publicou um trabalho interessante em 2010, mas que ainda é bastante válido para os dias atuais. Chama-se “Planos de Metas para o Setor de Transporte”. No Plano 2, dedicado aos motoristas, definiram-se, entre outras, as seguintes metas diretivas:
- treinamentos internos e externos;
- curso de direção defensiva;
- campanhas internas como “Zero Acidentes” e “Motorista Padrão”;
- designação de um único motorista para cada veículo, sempre que possível.
Claro que cada transportadora tem suas próprias necessidades, mas essas metas podem servir de referencial para o planejamento de qualquer negócio, ajustando-as às características das metas SMART.
Defina metas para economia de custos
Nada mais recomendado que estabelecer metas SMART para reduzir custos. Há diferentes aspectos do transporte que podem ser contemplados para obter essa redução:
- o uso dos veículos — aumento da carga transportada, aumento da quilometragem mensal (redução de custos fixos);
- os motoristas — curso de direção econômica;
- o consumo de combustível — uso de combustível de boa qualidade, regulagem periódica do motor, definição de rotas mapeadas e rígidas, monitoramento constante do consumo em km/l e assim por diante;
- a manutenção da frota — planejamento de manutenção preventiva, uso de ferramentas adequadas, profissionais capacitados para efetuar a manutenção, peças de boa qualidade que ofereçam menor custo por quilômetro e outros cuidados;
- os cuidados com os pneus — controle de velocidade, calibragem adequada com os pneus frios, inspeção periódica, rodízio de pneus e outras coisas.
As vantagens das metas SMART
As metas SMART tornam mais fácil definir diretrizes realistas para o negócio. Elas ajudam a estabelecer prioridades e focar, dessa maneira, naquilo que é mais relevante. O gestor não fica perdido em objetivos confusos, mas sim visualiza, com clareza, pontos específicos que revelam o que é necessário fazer, quando e como. Consequentemente, além de melhorar a organização, o gestor otimiza seu tempo.
Como a criação de metas inteligentes contribui para engajar os colaboradores e direcioná-los de forma acertada, a tendência é que eles aproveitem melhor seu tempo, produzindo mais e com melhor qualidade.
Como vimos, as metas SMART contribuem para deixar o negócio mais organizado e competitivo. Afinal, a sua empresa não perde tempo com ações desnecessárias, que não levam a lugar nenhum e só servem para consumir recursos e tempo.
A tecnologia digital, certamente, pode ajudar você na elaboração de boas metas e na administração de sua transportadora. Entre em contato com a Bsoft e confira as soluções que ela tem para a sua empresa!