Como calcular comissão? Aprenda agora!

(Last Updated On: 15 de junho de 2020)

Como calcular a comissão de vendas? Essa é uma dúvida comum entre as gestões, especialmente no ramo de transportes. Para que esse valor seja justo para a empresa e também para o colaborador, alguns pontos importantes devem ser seguidos para que o plano de comissionamento seja elaborado.

Além disso, é preciso ter o entendimento mais preciso sobre quais são os tipos de comissões existentes no mercado, com o objetivo de definir o que melhor se encaixa para o perfil de seu negócio.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira os principais pontos sobre o assunto, de modo que possa fazer o cálculo da maneira correta, adquirindo os ganhos que esse tipo de estratégia traz para o negócio. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a comissão de vendas e quais são seus principais tipos?

A comissão de vendas trata-se de um valor pago pelos esforços de seus vendedores de ampliar a carteira de seus clientes e trazer novas oportunidades para seu negócio. Existem alguns tipos de comissão que devem ser considerados: comissão por vendas, comissão e salário juntos, comissão pura, comissão escalonada, entre outros. A seguir, explicaremos os principais.

Comissão por vendas

Aqui, o método de comissão é bem simples: a cada venda que o seu colaborador fizer, ele recebe um percentual em cima desse valor. A forma como recebe o pagamento vai variar de empresa por empresa, basta entender qual é a que melhor se encaixa em sua realidade. Existe a possibilidade de ofertar o dinheiro no momento da venda ao seu profissional, ou ainda de acrescentar ao salário-base no dia do pagamento.

Aqui, alguns cuidados devem ser considerados. Caso a sua empresa faça vendas por meio de cartão de crédito, é preciso analisar se há dinheiro em caixa para o pagamento da comissão, uma vez que esse valor em específico entrará apenas no mês seguinte. Além disso, existe a necessidade de avaliar a margem de lucro de suas vendas. Caso seja muito baixa, não há possibilidade de oferecer esse diferencial.

Comissão fixa e variável

A comissão fixa é aquela que preestabelece um percentual em relação ao valor de venda de seu colaborador. Ou seja, caso ele venda um produto que valha X, 5% dessa quantia será depositada junto ao seu salário (ou no momento da venda, caso prefira).

Já a comissão variável vai depender das metas definidas pela sua organização. O valor a ser pago ao profissional vai depender do tipo de venda que fizer, o que possibilita que ele corra atrás de mais clientes em planos distintos.

Comissão pura

Nesse caso, o valor a ser pago aos profissionais será exclusivamente de vendas feitas por eles ao longo do mês. Entre as desvantagens desse tipo de comissão está relacionado à desmotivação do colaborador, uma vez que ele tende a se sentir desvalorizado ao longo do tempo.

No entanto, de acordo com as leis trabalhistas, o profissional tem direito de receber um salário-mínimo ao final de cada mês que não tenha feito nenhuma venda.

Comissão por faturamento

Aqui, como o próprio nome já diz, a comissão será de acordo com o faturamento da empresa. Ao contar com o valor em mãos, a empresa utiliza esses dados para a definição da porcentagem de comissão ofertada aos seus profissionais, antes mesmo de tirar os gastos.

Como calcular a comissão?

Agora que você já conhece alguns tipos de comissão a serem pagas aos seus profissionais, chegou o momento de entendermos de maneira mais precisa como calcular a comissão, ou seja, como é feito esse cálculo. Confira!

Calcule o percentual de comissionamento

Conforme abordamos, existe a necessidade de ter um cuidado especial quanto à margem de lucro. Caso ela seja baixa, a comissão pode comprometer a saúde financeira da empresa. Do contrário, produtos que tenham uma alta margem, poderá oferecer um valor maior a seus profissionais. O mercado, em geral, considera um panorama entre 2.5% e 8%.

Outro ponto que deve influenciar para a definição do percentual está relacionado com o ciclo de venda dos produtos. Caso ele seja longo e demande muito trabalho do seu vendedor, por exemplo, é indicado que o valor a ser pago também seja maior, como forma de motivá-los a continuarem em suas funções.

Período entre venda e pagamento

A saúde financeira de sua organização deve ser a principal preocupação no momento de definir o modo como as comissões são pagas. De nada adianta contar com colaboradores motivados se o caixa está comprometido, não é verdade?

Por essa razão, avalie como é o seu fluxo de caixa e quais modelos mais se encaixarão com a sua realidade. Há a possibilidade, por exemplo, de o valor ser pago apenas quando a venda de fato for concretizada e o cliente tiver efetuado a compra.

Estabeleça regras para a política de comissionamento

As regras da política de comissionamento precisam estar muito claras para seus profissionais. Tanto o valor da porcentagem quanto ao modo como é o pagamento deve ser entendido por toda a equipe, de modo que as expectativas sejam alinhadas e não comprometa o dia a dia da empresa.

Outro ponto que deve ser definido está relacionado quanto ao critério para que a venda seja concretizada. O colaborador vai receber o valor prometido no momento que finalizar o contrato? Ou será concedido o pagamento apenas quando o cliente pagar a primeira parcela ou o valor total? Terá um período de fidelidade — algumas empresas definem como regra o fato de que é preciso que o cliente permaneça por, pelo menos, seis meses para a comissão ser paga. Assim, há chances maiores de fecharem contratos que tenham a ver com o perfil da organização.

Acompanhe o desenvolvimento individual de cada colaborador

Não deixe de acompanhar o desenvolvimento individual de cada colaborador. Dessa forma, você vai ter a oportunidade de entender os principais desafios enfrentados por ele, como a sua empresa poderá contribuir para o crescimento, bem como verificar continuamente os resultados de sua organização.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas sobre como calcular a comissão de vendas, além de conhecer os principais tipos existentes no mercado. Para que essa estratégia tenha sucesso, faça um bom planejamento, entenda o momento de sua empresa e defina aquelas alternativas mais precisas para o seu negócio manter a saúde financeira.

Existem ferramentas, inclusive, que permitem uma melhor análise sobre essa ação. Caso deseja entender um pouco mais sobre o tema, acesse o nosso site e conheça nossas soluções.

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