(Last Updated On: 4 de maio de 2020)
Fazer uma mudança não é uma tarefa tão simples assim, tendo em vista que ela exige diversas etapas, como organização dos objetos, embalagem, transporte, entre outros. No entanto, um problema que nem todos estão preparados para resolver é quando os itens não podem passar pela porta, elevador ou escada, sendo impossibilitados de entrar na casa, prédio ou empresa. Nesse caso, é necessário contar com o içamento de móveis.
Trata-se do serviço capaz de transportar os objetos verticalmente, por meio de equipamentos adequados. Ele precisa ser feito com a segurança garantida para evitar danos.
Quer entender melhor como esse serviço deve ser feito e os cuidados necessários? Então, leia este conteúdo e esclareça os principais pontos sobre o assunto!
Como o içamento de móveis é realizado?
Para que o içamento de móveis seja feito, é preciso o uso de equipamento apropriados, como guindastes, plataforma elevatória, cintas, cordas e demais, capazes de levantar com equilíbrio e segurança qualquer tipo de objeto. Esses materiais conseguem suportar várias toneladas e muito tempo de serviço, sem intervalos.
Entre os itens que podem ser içados estão: pianos, sofás, bancos de madeira, piscinas, ofurôs, cristaleiras, equipamentos de academia etc. Por ser considerada uma prestação de serviço diferenciada, é necessário que seja executada por uma empresa habilitada, pois é preciso o uso dos equipamentos ideais, autorização e cuidados específicos.
Também se deve ter a supervisão da equipe e que os objetos sejam embalados da forma que proporcione eficiência ao serviço e proteção de cada um deles. Uma dica é evitar que os móveis sejam içados em dias de ventania ou chuva, tendo em vista que esses eventos conseguem interferir na estabilidade dos itens que serão elevados, podendo complicar o trabalho e trazer problemas.
Quais são os principais cuidados a serem tomados?
Existem certos cuidados que devem ser tomados ao realizar o içamento de móveis. Então, é necessário conhecê-los para garantir a qualidade dos serviços prestados. Confira, a seguir, os principais!
Avalie o estado dos móveis
Entre os principais aspectos que merecem atenção antes de usar os equipamentos de içamento está a averiguação da conservação dos móveis. Dessa forma você se certifica de que suportarão sua elevação sem sofrer danos.
Confira o equipamento a ser usado
O estado de conservação do equipamento a ser usado também deve ser verificado. A manutenção preventiva deve ser feita com a finalidade de resolver problemas de funcionamento, detectar desgastes e impedir eventuais falhas de funcionamento.
Ofereça treinamentos à equipe
Com o intuito de evitar acidentes decorrentes das atividades, é fundamental que a empresa ofereça treinamentos aos colaboradores que prestam o serviço de içamento de móveis. Isso porque, ao executar uma tarefa tão importante, é imprescindível que a equipe aprenda as técnicas e procedimentos necessários, além de conhecer tendências e atualizações sobre o serviço.
A frequência desses treinamentos pode variar conforme o negócio. Contudo, o ideal é que não sejam muito espaçados, de forma que a qualidade do trabalho não seja afetada.
Tenha autorização do Corpo de Bombeiros
Por se tratar de um processo quem envolve riscos, uso de equipamento pesados e técnicas manuais, o içamento de móveis deve contar com a autorização do Corpo de Bombeiros. Esse é o órgão responsável por certificar que a função atende a todas as exigências e medidas de segurança.
Domine as técnicas de içamento de móveis
É essencial que o operador das máquinas usadas para içamento domine todas as técnicas para proporcionar a eficácia do trabalho. Ele precisa, realmente, entender o que está fazendo, caso contrário, pode comprometer o desempenho da atividade e a segurança necessária. Seguindo todas as orientações, a operações têm todas as chances de ocorrer sem problemas.
Conte com todos os acessórios de proteção
É muito importante o uso dos acessórios, que podem ser de proteção individual e proteção coletiva, já que esse tipo de atividade envolve diversos riscos de acidentes e lesões graves. Entenda melhor sobre eles.
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
A operação de maquinários usados no processo de içamento de móveis requisita a utilização de equipamentos de proteção individual. Por exemplo, protetor auricular, capacete de segurança com jugular, luvas de lona, óculos de proteção, calçado de segurança com biqueira etc.
Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)
Entre os equipamentos de proteção coletiva, podemos apontar: cones, fitas zebradas, barreiras, tela e sinalização apropriadas, que devem ser inseridas no local onde o içamento de móveis será feito. Dessa forma, comunicar a todos sobre os riscos existentes e os cuidados necessários para evitar acidentes.
Utilize bons equipamentos
Os equipamentos são fundamentais para um içamento seguro. A utilização de qualquer acessório de baixa qualidade gera impactos diretos na eficácia e segurança do serviço. Então, tenha sempre me mente a importância de investir em acessórios de ponta, que proporcionem um custo-benefício muito melhor.
Qual é o valor justo para fazer o içamento de móveis?
Existem locais que cobram por hora, por preço fixo ou por móvel a ser içado. Além disso, alguns fatores podem ser considerados para que a empresa consiga cobrar um valor justo para prestar o serviço de içamento de móveis. Por exemplo:
- objeto e quantidade de itens que serão carregados (já que, acima de uma peça, poderão ser criados pacotes, tornando o preço mais atrativo);
- andar para onde o objeto será levantado (acima do 10º andar o trabalho se torna muito mais difícil);
- equipamento que será usado par fazer o içamento, entre outros aspectos que considerar relevantes, de acordo com as características do negócio.
Agora que você já sabe como garantir o serviço mais eficaz de içamento de móveis da sua empresa, não deixe de colocar todas as dicas apresentadas em prática. Assim, você vai propiciar um atendimento de qualidade e seguro, tanto para os colaboradores quanto para as cargas e as demais pessoas, além de contar com bons equipamentos e uma equipe capacitada, aumentado sua competitividade no mercado.
Gostou deste artigo? Aproveite para ler e aprender mais sobre cubagem da mudança!