Conheça as 6 melhores dicas para transportar móveis

(Last Updated On: 20 de abril de 2020)

Existem vários motivos que fazem com que as pessoas precisem transportar móveis para outros lugares. Para isso, acabam contratando uma transportadora para realizar essa atividade.

Quem deseja garantir a satisfação dos clientes e a qualidade do serviço prestado, precisa entender como executar a função da forma correta e evitar erros. Também, oferecer a segurança dos itens para que cheguem intactos ao destino final.

Pensando em ajudar nesse processo, elaboramos 6 dicas para você colocar em prática. Confira!

1. Planeje como transportar móveis

Embalar moveis confeccionados com vários tipos de materiais gasta um pouco de tempo. Por esse motivo, com o intuito de otimizar o tempo, uma ideia é embalar tudo que pertence ao mesmo cômodo primeiro, em caixas com o respectivo nome, o que simplifica muito o processo de desembalar os produtos.

2. Reforce o treinamento da equipe

Durante o transporte de móveis, pode acontecer de um produto ou outro sofrer danos e avarias, seja durante o seu percurso até o veículo, seja ao longo do trajeto até o local. Para evitar esse problema, é necessário proporcionar todo o treinamento necessário para a equipe responsável pela tarefa, tendo em vista que o todo o cuidado e atenção no manuseio é essencial para a integridade dos itens.

3. Desmonte os móveis quando possível

Sempre que possível, desmonte os moveis e peças maiores para realizar o transporte, especialmente, nos casos de objetos de vidros e aqueles que são mais delicados para carregar. Isso ajuda a oferecer uma proteção maior. Além disso, elas devem ser embaladas de forma separada, minimizando os riscos.

Não se esqueça de guardar os parafusos e peças menores em sacos plásticos com identificação e, dessa forma, não os perder na hora de realizar a montagem. Caso não seja possível desmontar, retire prateleiras e gavetas.

4. Utilize as embalagens adequadas

Transportar móveis sem a devida segurança pode provocar desde danos menores, por exemplo, arranhões, até avarias maiores, como quebra. O recomendável, nesse tipo de situação, é embalar bem todas as peças com o modelo e o material adequados, considerando sua fragilidade, tamanho e acondicionamento.

Existem diversas embalagens que podem ser usadas, como isopor, plástico bolha, caixas de papelão, entre outros. Entenda melhor como isso pode ser executado.

Itens delicados e frágeis

Uma das melhores maneiras de garantir a integridade dos móveis mais frágeis, como vidro e porcelana, é enrolar o objeto em muitas camadas de plástico bola, evitando que ele se quebre com alguma batida.

Após enrolar, coloque-os dentro de uma caixa de papelão. Também, evite deixar espaços suficientes para as caixas se locomoverem, utilizando papel e jornal para fazer o preenchimento.

Móveis grandes

Normalmente, a mobília maior é mais difícil de embalar. No entanto, para protegê-los, você pode utilizar o papel ondulado, que serve para revestir o objeto. Dependendo do item, passe o papel duas vezes e lacre bem com fita adesiva.

Itens pequenos

Os itens pequenos e mais resistentes são mais fáceis de serem embalados. Basta colocar tudo em caixas de papelão bem fechadas. Os espaços vazios podem ser preenchidos com jornal ou outro tipo de papel.

Espelhos e prateleiras de vidros

Os objetos mais difíceis para transportar exigem uma atenção redobrada. Nesse caso, o indicado é passar fita adesiva em toda peça, com uma camada no sentido vertical e outra na horizontal.

Dessa forma, a embalagem recebe um reforço pra evitar a quebra nos casos de pressão ou impacto do item. Após, enrole no plástico bolha, lacre com fita adesiva e, por último, envolva o produto em uma camada de papel ondulado.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Nos casos de eletrônicos e eletrodomésticos, como geladeira, televisão, fogão, entre outros, é necessário protegê-los para evitar a danificação durante o trajeto. Para isso, você pode utilizar chapas de isopor em todo o objeto, cortando do tamanho correto e fixando com fita adesiva.

Depois, envolva no papel laminado. Caixas de papelão do tamanho dos itens também podem ser usadas.

5. Avalie o espaço para transportar

Meça os espaços onde os moveis serão colocados. Afinal, isso vai mostrar se os objetos caberão nos locais indicados, evitando problemas ao longo da montagem. Além disso, é preciso medir as entradas para conferir se os itens passarão por elas.

Uma boa recomendação é fazer uma marcação com fita crepe no lugar onde os móveis serão colocados. Desse jeito, os responsáveis pelo carregamento saberão exatamente onde dispor cada um dos objetos de maneira mais organizada.

6. Defina uma ordem para inserir os itens nas embalagens e no veículo de mudança

A melhor forma de fazer essa atividade é colocar os itens mais pesados na parte de baixo das embalagens e os mais leves na parte de cima. Insira a maior quantidade possível de peças juntas para diminuir o número de caixas que será necessário carregar. Por exemplo:

  • objetos como brinquedos e livros devem ser colocados em caixas pequenas, já que ao utilizar caixas grandes, pode ficar mais difícil e pesado para carregar;
  • itens pouco utilizados, como casacos, árvore de Natal e demais itens sazonais, podem ficar por baixo, já que dificilmente vão ser usados depois da mudança. Esse é o momento ideal para separar aquilo que não vai utilizar para doar ou jogar fora;
  • camisas, toalhas e demais produtos que não quebram podem ser colocados em sacos de lixo. Só não se esqueça de rotulá-los para que não sejam confundidos;
  • sacos de roupa podem ser usados para servir de proteção para os espaços abertos que ficarem entre as caixas com os objetos mais frágeis.

Agora que você já sabe como transportar móveis corretamente e proporcionar mais segurança, não esqueça de colocar as dicas apresentadas em prática e evitar problemas durante esse processo, como a danificação dos objetos, gerando a insatisfação dos clientes — isso pode ser muito prejudicial para o negócio. Tenha sempre em mente que, para que tudo ocorra de forma tranquila e sem contratempos, a organização deve começar muito antes de o serviço ser executado.

Gostou deste post? Então, deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião e experiência sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado